segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Bolo de coco da infância

Esse era meu segundo bolo preferido da infância. Perdia apenas (é claro!) para o bolo de chocolate, imbatível. Lembro bem do cheirinho de coco pela casa toda, quando o bolo ainda estava assando. E da ansiedade que tínhamos para cortar o primeiro pedaço e devorá-lo, ainda quentinho, tomando cuidado para não queimar a língua com a cobertura.
Na fase adulta, inseri essa receita na lista das "comidas que engordam", porque inclui leite condensado nos ingredientes. Reservo, portanto, para ocasiões mais coletivas, para que cada um coma um pouco, sem exagerar.
Aprendi a fazer o bolo ainda criança, quando não tinha batedeira em casa. Hoje, recorro ao eletrodoméstico, para acelerar o processo.
Vamos à receita:

Bolo de coco
Ingredientes
4 ovos
2 colheres (sopa) bem cheias de margarina
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar branco
100 ml de leite de coco
100 ml de leite
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Cobertura: 1 lata de leite condensado, 100 ml de leite de coco e coco ralado para polvilhar

Preparo
Separe claras das gemas. Bata as gemas com a margarina até ficar um creme uniforme e esbranquiçado. Acrescente o açúcar e misture bem. Em seguida, coloque o leite e o leite de coco e mexa com cuidado, porque a massa ficará mais líquida. Depois, é a vez da farinha de trigo. Uma xícara por vez, até tornar tudo bem homogêneo. Bata as claras em neve e acrescente à massa, com delicadeza. Por fim, junte o fermento em pó. Asse numa assadeira untada, em forno médio, por uns 25 min. ou até que a superfície fique levemente dourada. Enquanto isso, prepare a cobertura: leve ao fogo o leite condensado com o leite de coco até engrossar. Corte o bolo em quadradinhos e jogue o creme. Conclua salpicando o coco ralado. Humm!

Nenhum comentário:

Postar um comentário