terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bolinho para piquenique

Quando recebi o convite para participar de um piquenique comunitário, logo pensei no que poderia levar que agradaria a adultos e crianças. Algo que fosse, ao mesmo tempo, lúdico e prático, que todo mundo pudesse pegar com a mão e sair para um passeio pela praça. Daí lembrei de bolinhos. Desde criança acho divertidas as receitas em miniatura (talvez, por isso, nunca tenha me importado muito em ter ficado baixinha!). Além disso, minha mãe é boleira de mão cheia, suas receitas simples (e às vezes meio melecosas demais pro meu gosto) fazem sucesso na família. Bolo foi uma das primeiras coisas que ela me ensinou a fazer na cozinha.
Dei uma olhada na dispensa e só encontrei cenouras. Decidi, então, fazer bolinhos de cenoura e, para incrementar, acrescentei um quadradinho de chocolate meio amargo no centro da massa, para fazer uma graça.
Descobri, numa lojinha de doces perto do meu trabalho, forminhas de capecake decoradas. Elas são super práticas, porque vão direto ao forno (sem precisar untar) e sem a necessidade de formas de metal para garantir o formato. Está certo que nem todos ficaram redondinhos, depois de assados, mas aceito como parte do trabalho artesanal.
Segue a receita!
PS: Pelo que percebi, fez sucesso no piquenique! Quer ver como ficou? Tem foto no blog do piquenique.

Bolo de cenoura
Ingredientes
3 cenouras parrudas
3/4 xícara de óleo
3 ovos grandes
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar (eu sempre ponho um pouco a menos)
1 colher (sopa) fermento em pó

Preparo
No liquidificador, bata as cenouras, o óleo e os ovos. Reserve. Numa travessa, misture os ingredientes secos (farinha, fermento e açúcar). Em seguida, acrescente a massa do liquidificador e misture tudo muito bem. Numa assadeira grande, organize as forminhas de capecake (6 cm de diâmetro). Em cada uma delas, coloque duas colheres (sopa) da massa do bolo e, por fim, inclua um quadradinho de chocolate. Cuidado para não encher demais as forminhas, porque a massa cresce bem. Asse num forno pré-aquecido por uns 30 min. (ou até dourar).
Mas não se preocupe: caso não encontre dessas forminhas, assa numa forma tradicional (untada e polvilhada) e depois corte quadradinhos. Crianças (e adultos) adoram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário